O senso comum diz que vender planos na academia é a garantia de receitas futuras. Isso até é verdadeiro, porém, deve-se analisar cada caso e as estratégias por trás de cada negócio. Se a venda de planos se encaixa na sua estratégia, talvez os planos anuais sejam mais vantajosos, uma vez que garantem receita pelo período de um ano.
Você pode até argumentar que, na sua academia, as pessoas não aderem a planos mais longos. Nesse caso, você pode tentar uma estratégia de migração de plano quando resolver reajustar os valores da academia.
Eu já escrevi sobre a criação de produtos para academias e a substituição dos planos por produtos diversificados, de modo que você possa expandir o seu público-alvo e ter um portfólio de serviços mais “concreto”. Mas enquanto você não “compra” essa ideia, que tal pensar em incrementar o seu plano anual?
Com a pandemia do novo Coronavírus, as academias passaram a viver uma constante incerteza de funcionamento: primeira onda, segunda onda… e parece que vêm mais ondas por aí! Como desenvolver uma estratégia de funcionamento ‘normal” se não se sabe se amanhã vai se determinar o fechamento da academia?
E se fechar novamente?
Você PRECISA considerar essa possibilidade, enquanto essa pandemia não acaba de vez! E mesmo que não feche, a estratégia abaixo pode ser implementada de forma permanente na sua academia, agregando mais valor ao seu serviço!
Entrega híbrida? Como funciona?
Como foi descrito acima, os planos servem para você ter uma garantia de receita ao longo dos meses. Claro que planos mais longos garantem mais receitas mensais!
Por isso, é conveniente que planos mais longos tenham uma proposta de valor diferenciada! E é por isso – e por causa da incerteza e instabilidade do mercado e da insegurança de muitas pessoas de voltar a treinar presencialmente – que você deveria considerar agregar, ao seu plano anual, uma entrega híbrida!
Talvez você tenha entrado na “onda” das aulas on-line no início da pandemia, mas para esse novo momento, é preciso ajustar essa entrega, profissionalizando a produção das aulas ou se associando a algum aplicativo para suprir essa necessidade.
Durante o processo de venda, no balcão da recepção – ou on-line, se você tiver desenvolvido essa estratégia! – sua equipe continuará a oferecer as diversas modalidades de planos, e incluirá o plano anual híbrido, onde ela poderá treinar presencialmente ou ter acesso a aulas on-line quando não puder ou não quiser ir para a a academia.
Ressalte-se que você pode disponibilizar o “plano anual” e o “plano anual híbrido”; isso vai melhorar os argumentos de venda da sua equipe, além de poder elevar o seu ticket médio, uma vez que deve haver diferença entre esses planos.
Antes de implementar essa estratégia, é preciso cuidar de como a entrega será feita: se a produção vai ser própria, procure profissionalizar todo esse processo, para ter mais qualidade na entrega.
Caso queira analisar uma proposta de entrega híbrida terceirizada, com centenas de aulas de diversas modalidades, prontas para seu cliente utilizar, dá uma checada nessa postagem.
E conte comigo para ajudar no desenvolvimento e implementação dessa estratégia!