Não venda planos, venda PRODUTOS!

Academias são empresas prestadoras de serviços, mas qual é o serviço que a sua academia vende? “Saúde e bem estar”? Como sua equipe faz a apresentação desse serviço? Concorda que é uma coisa “intangível”, não gerando percepção positiva nos clientes? Você vai entender melhor se continuar lendo esse artigo até o final!

O senso comum leva a pessoa a se matricular na academia para atingir seus objetivos. Entretanto, nem sempre esses objetivos estão claros para a pessoa e sua equipe de vendas nem sempre identifica esses objetivos para poder gerar uma proposta de valor adequada na hora da venda.

É por isso que sua academia precisa começar a vender PRODUTOS!

Se o serviço é intangível, o produto tem uma tangibilidade que pode ser percebida e avaliada pelo cliente gerando, consequentemente, mais satisfação. Mas é preciso considerar alguns pontos ao aderir a esse novo conceito. Para entender, vamos a a um exemplo:

Provavelmente sua academia venda planos de 3 meses, dentre outros períodos maiores ou menores do que esse. O cliente compra porque já está acostumado com isso e em praticamente toda academia é assim! Mas o que de fato o cliente está comprando? Três meses de concessão para utilizar seu espaço? E os objetivos, são atingidos? Quais são esses objetivos?

Geralmente, nessa relação comercial de venda de planos, não está implícito (nem explícito!) compromisso algum com o resultado do cliente! Perceba que quando uma pessoa compra um plano na sua academia com o objetivo de emagrecer, ela vai permanecer na sua academia SE emagrecer! Entretanto, se ela não emagrecer e ainda assim permanecer, talvez o objetivo primário dela não fosse esse, mas, de qualquer maneira, algum objetivo foi atingido, mesmo que ela não soubesse exatamente qual era!

Produtos são tangíveis!

E se você tivesse um produto com prazo de validade de três meses? Na verdade, a pergunta deveria ser: já pensou em quantos produtos você pode desenvolver com validade de três meses? Um produto para emagrecimento, um produto para baixar a pressão arterial, um produto para controlar níveis de açúcar no sangue, um produto para fortalecer os ossos, um produto para fortalecer o coração, produto, produto, produto… Dessa forma, você consegue atingir públicos mais específicos com a sua comunicação! “Seja mais saudável em nossa academia” é diferente de “Controle sua pressão arterial em nossa academia”!

Principalmente depois o profissional de Educação Física foi incluído no rol de profissionais da saúde e as academias estão sendo alçadas à condição de “essenciais”, é preciso mudar a abordagem que você dá ao seu comercial!

Ter produtos traz uma série de vantagens com a percepção mais positiva do cliente, mas também gera o compromisso da sua empresa de entregar o produto dentro de todas especificações! É por isso que, ao aderir a esse conceito de vender produtos em vez de planos, você precisa levar em conta alguns pontos para cada novo produto que criar:

  • Identifique o(s) problema(s) do seu público-alvo.
  • Pense na solução para cada um desses problemas.
  • Dê um nome para essa solução que, efetivamente, será o seu produto (criatividade é fundamental!).
  • Estabeleça os parâmetros e condições da entrega do produto.
  • Delineie processos específicos para cada produto, para auxiliar na entrega do resultado final.

Chega de vender planos! Comece a vender produtos e você vai ver como você vai conseguir expandir os seus negócios, atingindo mais pessoas com menos esforço!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendas em Academias
Enviar