Muitos gestores não sabem o que é um BV, outros não fazem ideia para que serve e outros, ainda, preenchem sem um objetivo claro do que fazer com aquelas informações. BV nada mais é do que o “Boletim de Visitantes”, que se preenche com alguns dados para se conhecer melhor o cliente.
O segundo pilar da Tríade do Bom Vendedor fala sobre “Conhecer o cliente” através da metodologia DISC de análise de perfis comportamentais. Acontece que cada cliente, sem considerar o perfil DISC, tem outras peculiaridades que precisam ser mapeadas e trabalhadas para se fechar mais vendas. É por isso que a solicitação, comum em grupos de WhatsApp, “alguém tem um modelo de BV pra me enviar?” deveria ser totalmente descartada! Explico o porquê:
Como o BV é uma ferramenta para se conhecer melhor o cliente e isso é fundamental para se fechar uma venda de forma mais eficiente, as perguntas que constarem do BV têm que estar de acordo com as peculiaridades do SEU público-alvo e das SUAS personas. Além disso, elas também precisam estar alinhadas com as estratégias de vendas da sua empresa, de forma que possam servir de ARGUMENTO para o fechamento da venda logo após o tour.
Se o visitante não fechar logo após o tour, o BV poderá servir para alimentar a régua de relacionamento que você precisa desenvolver para convertê-lo em cliente. Esse processo deve durar, NO MÁXIMO, uma semana! Após isso, a pessoa já terá tomado a decisão dela: sua academia, outra academia ou nenhuma academia.
Pensar cuidadosamente as perguntas que entrarão no seu BV é o primeiro passo para ter vendas mais efetivas!
Veja aqui um modelo de tour de vendas eficaz para você implementar junto com seu novo BV!