Sem Facebook, sem Instagram, sem WhatsApp… O que fazer?

No dia 04 de outubro de 2021, o mundo foi surpreendido com a “queda” do Facebook, do Instagram e do WhatsApp! Enquanto escrevo esse post, já são mais de 6 horas sem essas ferramentas que parecem ter viciado a maioria dos habitantes do planeta! E o que se viu durante todo esse dia? CAOS! 

Isso porque, principalmente por causa da pandemia, muitos negócios fecharam lojas físicas e migraram para o digital ou atuam de forma híbrida. Mas não há como negar: essas ferramentas são fundamentais para qualquer negócio hoje em dia! Mas o problema está em ser totalmente dependente delas, sem um plano B para uma contingência como essa!

Redes sociais são proprietárias, usuários e marcas são inquilinos!

Esse foi o tema de um artigo na revista Empresário Fitness & Health que retrata bem o que está ocorrendo! E aí o que fazer?

Planejamento é tudo!

Lembra quando veio a pandemia? Ninguém sabia o que fazer e o caos estava instalado também! Muitos gestores levaram muito tempo (muito tempo mesmo!) para se adaptarem e começarem a trilhar um outro caminho mais virtuoso em cenário adverso. Infelizmente, alguns gestores ainda não se acharam no meio do caos!

Mas a verdade é que planejamento é tudo! 

E SE Facebook, Instagram e WhatsApp saírem do ar ao mesmo tempo, o que fazer?

Ninguém sabia o que fazer, certo?

Mas como foi falado no artigo do Cristiano Santos na revista Empresário Fitness & Health, ninguém é proprietário de “suas”(???) redes sociais! Problemas podem acontecer e você NÃO tem controle sobre eles e nem pode correr atrás da solução! É preciso que você tenha um plano B (C, D, E…) para cada contingência que possa afetar o seu negócio! 

Mas o que fazer se isso acontecer de novo?

Se você não previu essa contingência da queda das redes sociais, agora que ela aconteceu (e pode acontecer de novo!), como você vai se preparar para isso?

Em outras vezes que o WhatsApp caiu, as pessoas logo correram para outros aplicativos, como o Telegram, por exemplo. Mas como espera-se um retorno das redes que caíram, talvez você não tenha um plano traçado para reconfigurar todo o seu negócio de forma imediata…

Como eu falei, planejamento é tudo e você precisa incluir planos de contingência no seu macroplanejamento!

Soluções práticas para quando as redes sociais caírem

As soluções parecem simples, mas não são fáceis! Vamos analisar algumas?

  • Quem pensou em LIGAR para os clientes? Dá pra acreditar que tem gente que NÃO pensou nisso e perdeu alguns reais com esse problema? 
  • Lembra do SMS? Ele ainda existe! Não tão dinâmico quanto o WhatsApp, mas cumpre o mesmo papel: comunicação!
  • O e-mail, que muita gente insiste em não mais usar, poderia ter salvo o faturamento de muitas empresas no dia de hoje! Sem falar que a comunicação teria permanecido ativa!
  • Se nós somos inquilinos nas redes sociais, com um site, você tem a sua “casa própria” digital! Com ele, você tem total controle do conteúdo e da comunicação! Sua academia tem um site?

Mais uma vez: as soluções parecem simples, mas não são fáceis! Principalmente se sua academia não tem um site! Para as outras soluções, se você tiver processos bem ajustados, na próxima vez que isso acontecer, você, certamente não terá problemas!

Não sabe o que são processos?

Relaxe! Muita gente não sabe o que são processos e nem como eles são fundamentais para qualquer tipo de negócio!

Quer bater um papo sobre processos e como você pode fazer para ajustá-los e não ser mais afetado se esse problema acontecer de novo? Envia um e-mail para contato@vendasemacademias.com.br com o seu número e eu te chamo  assim que o WhatsApp voltar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendas em Academias
Enviar