Praticando o TPP

Toda empresa precisa ter uma estrutura hierárquica, seja ela vertical ou horizontal. Em uma academia não é diferente! Apesar da impossibilidade de se diversificar as funções e de se progredir de função dentro de uma academia, ainda assim é necessário delimitar o papel de cada um. Qual é a SUA função na academia?

Aqui, pode-se dividir as funções em estrutural e utilitária (ou funcional). Explico a diferença: uma pessoa que tem o papel de “gestor” na estrutura de uma academia, deveria exercer essa função (e exclusivamente ela!) também na prática. Mas o que observamos, muitas vezes, são gestores fazendo o papel de gerentes, coordenadores e professores.

Dissociar a função estrutural da função utilitária pode prejudicar as operações da empresa, na medida em que uma pessoa desempenha várias funções, deixando de otimizar, assim, os processos operacionais.

A premissa principal da função de um gestor é… gerir, gerenciar! Mas isso pressupõe outras premissas, como planejar, por exemplo. Planejar é uma ação dinâmica e isso significa que, depois de pronto, o planejamento precisa ser constantemente revisto. Analisar cenários é pressuposto básico para qualquer planejamento!

Entretanto, o mais importante no contexto de atuação do gestor é praticar o TPP: Tempo Para Pensar.

Quando se planeja, é necessário parar um tempo para desenvolver esse planejamento, mas depois que ele está em curso, eventualmente é necessário que o gestor pare por algumas horas para pensar o seu negócio. É assim que ele vai conseguir ajustar, de forma constante, o seu planejamento!

Se o gestor desempenha outras funções diferentes da função utilitária que deveria estar exercendo, praticar o TPP fica prejudicado e, consequentemente, todo o planejamento da empresa acaba sofrendo com isso!

Essa prática pode ser realizada dentro do seu escritório, sentado na sala de musculação ou – o que é mais conveniente – fora da academia, em um dia totalmente off! Assim, os problemas do seu negócio não poderão interferir nesse tempo tão precioso!

Comece a praticar o TPP e veja como você terá insights interessantes para o seu negócio, além de ajudar a “esfriar” a cabeça dos problemas diários da academia!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendas em Academias
Enviar