A administração de uma academia pode ser, por vezes, trabalhosa. Antes de estabelecer todos os processos e o modus operandi da empresa, o administrador do empreendimento tem que suar muito a camisa para pensar em cada detalhe. Existe uma ferramenta simples e que pode auxiliar muito nesse sentido: uma caixa de sugestões. Sim, uma simples caixa de sugestões!
Ela não serve apenas para receber críticas e reclamações; seus clientes podem ajudar você a ter uma empresa melhor! Eles são os olhos que você não consegue ter sobre seu negócio. Muitos proprietários de academia se gabam de terem a caixa de sugestão sempre vazia, o que denotaria que a empresa está indo bem. Será? Nenhuma reclamação, nada a melhorar? Não! Muitas vezes, o simples posicionamento da caixa de sugestões ou o fato de ela estar sempre vazia podem inibir comentários. Para que isso não aconteça e você possa se aproveitar dessa ferramenta na administração de sua academia, siga essas dicas:
- A caixa de sugestões deve ser transparente e estar fechada com um cadeado.
- Ela nunca deve estar vazia.
- Deve estar em um local de fácil acesso aos clientes, de preferência longe dos olhos dos funcionários (na recepção, nem pensar!).
- Estabeleça um prazo para analisar as sugestões (dependendo do volume, de uma a duas semanas).
- Anote todas as sugestões e separe-as por categorias pré-estabelecidas.
- Faça um quadro com as sugestões do período e as providências tomadas.
- Fixe-o em local visível para todos os clientes – a reclamação de um pode ser comum a outros.
Lembre-se: você não precisa solucionar todos os problemas de uma vez, mas você tem que dar uma resposta rápida e sincera a todas as indagações e colocações feitas por seus clientes!
E você, tem alguma experiência interessante para contar sobre sua caixa de sugestões? Compartilhe conosco!