O maior problema das academias talvez seja a (falta de) comunicação: comunicação entre os funcionários, entre a direção e os funcionários e a comunicação com os clientes e não clientes. Enquanto os três primeiros podem atrapalhar os processos da sua academia e a retenção de clientes, a comunicação com não clientes feita de maneira incorreta pode prejudicar a captação de novos visitantes.
Recentemente o profissional de Educação Física foi enquadrado como profissional da área de saúde e uma série de decretos municipais também enquadraram as academias como estabelecimentos essenciais para a promoção da saúde da população. Mas de que adianta essa vitória para o mercado fitness se sua academia continua chamando as pessoas para “malharem” e emagrecerem?
É preciso mudar toda a estrutura de comunicação para atingir um novo público, que procura mais saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, uma boa estratégia seria a criação de produtos para substituir os planos. Quando você vende planos, você está vendendo a utilização do seu espaço para o seu cliente, mas como ficam os objetivos deles, estão sendo atingidos?
Por outro lado, já pensou se você tivesse um produto chamado, por exemplo, “Pressão de criança em 90 dias”? O direcionamento seria muito mais efetivo, o produto corresponde a um plano de três meses e, igual a esse, você pode criar uma dezena de produtos para públicos diferentes! Produtos são tangíveis e, por conta disso, fica muito mais fácil trabalhar a percepção do cliente, desde que você respeite um passo a passo para a criação desses produtos.
Mas em todos os casos, a comunicação precisa ser ajustada, porém, fica muito mais fácil fazer uma comunicação para um público específico – principalmente quando o produto já identifica esse público!
Repense toda sua comunicação com seus clientes e não clientes e ajuste a comunicação com seus colaboradores: isso é fundamental para manter a saúde operacional da sua empresa!