Telemarketing ou WhatsApp: o que é mais efetivo?

A resposta para essa pergunta poderia ser: “depende da sua estratégia de vendas!”. De qualquer maneira, gostaria de deixar algumas considerações para você refletir e se decidir sobre qual delas vai trazer mais vantagens para o seu negócio. É preciso levar em consideração uma série de fatores para verificar qual ferramenta tem melhor custo benefício.

Antes do advento da internet, era muito comum as empresas utilizarem o telemarketing para relacionamento com clientes e para vendas. Com o avanço da internet, outras ferramentas foram desenvolvidas, facilitando o trabalho das empresas e dos vendedores.

Assim, vou levantar alguns pontos para você verificar qual das duas ferramentas pode ser mais vantajosa para a sua empresa.

Custo

Do ponto de vista do investimento necessário para se implementar o telemarketing ou o WhatsApp, parece não haver diferença significativa, uma vez que, provavelmente, você já tenha um pacote de telefonia e de dados completo, inclusive para disponibilizar um wi-fi com velocidade para seus clientes.

Tempo

Para pensar: quantas ligações uma pessoa consegue fazer em 15 minutos, considerando que ela vai levar um tempo para interação com o cliente? Duas? Três? E quantas mensagens – personalizadas – consegue-se enviar pelo WhatsApp nesse mesmo tempo?

Controle

No telemarketing, o controle de ligações fica mais difícil de ser realizado. Já no WhatsApp, esse controle fica mais fácil até mesmo pelo registro das conversas, que podem, inclusive, ser utilizadas para estudos de caso.

Comunicação ativa

Para se manter uma comunicação contínua com o telemarketing, é preciso fazer várias ligações para a mesma pessoa – e a sua equipe não vai ficar fazendo isso com todos os seus contatos, certo? No WhatsApp, se a primeira comunicação for bem feita, a régua de relacionamento pode se manter ativa por até uma semana ou mais e isso é fundamental para a retenção, já que você vai criar pontos de contatos permanentes com cada cliente!

Perspectiva do cliente

Fala a verdade: o que você faz quando chega uma ligação de um número que você não conhece ou que liga sempre para fazer telemarketing? Com seus leads e clientes provavelmente aconteça a mesma coisa! Repare como as pessoas estão menos propensas a atenderem ligações, mas o tempo todo elas estão conectadas ao WhatsApp!

Perspectiva do funcionário

Pergunte para seus funcionários qual das duas ações eles preferem! Trabalhar com uma equipe satisfeita é o primeiro passo para se ter resultados mais efetivos!

 

Agora você já tem motivos suficientes para se decidir sobre qual ação desenvolver na sua empresa! E aí, qual você escolhe? Deixe nos comentários!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendas em Academias
Enviar