logotipo-vendas-em-academias

Seu cliente vai voltar depois da pandemia?

Com as incertezas causadas pela pandemia do novo Coronavírus – prolonga quarentena, abre academia, fecha academia… – os proprietários e gestores ficam sem um norte para agir depois da reabertura das academias de ginástica, apesar de um mínimo de planejamento ser necessário, mesmo ainda durante o confinamento.

Discute-se muito SE – e QUANDO – os cientes voltarão! Infelizmente, muitos gestores estão preocupados apenas com a abertura, sem uma estratégia de atuação na volta da pandemia – quando TUDO vai ser diferente – e sem estudar ou perceber o novo comportamento do consumidor.

Para corroborar essas afirmações, uma pesquisa realizada com cerca de 10.000 clientes de academias de 116 países (apesar de 60% dos respondentes) revelou que quase 50% deles NÃO voltarão para as academias e 37% já cancelaram seus planos ou ainda pretendem cancelar.

resultado-parcial-da-pesquisa-gyms-reopening-at-runrepeat.com
Percentual de clientes que não retornará para as academias. Fonte: runrepeat.com

Isso não significa, entretanto, que essas pessoas não estejam se exercitando, elas apenas acharam outros meios mais convenientes de se exercitar em casa.

Outro fator importante a se levar em consideração, é que as mulheres têm uma maior probabilidade de NÃO voltar e os homens têm maior probabilidade de cancelar seus planos na volta da pandemia.

Um ponto importante a se observar é que, de fato, no Brasil, em algumas cidades onde a reabertura das academias de ginástica está sendo permitida, os gestores estão experimentando duas situações: baixíssima frequência e cancelamento de planos. Em outras palavras, é preciso que cada gestor avalie se vale mais a pena abrir rapidamente ou permanecer fechado adotando-se outras estratégias de captação de receita durante o confinamento. Então, no final, talvez você perceba que, por enquanto, é mais vantajoso manter a academia fechada.

Confira os principais achados da pesquisa Gyms Reopening clicando nesse link.