No dia 11/11/2020, o G1 publicou uma matéria com esse título (sem o ponto de interrogação) – e pasmem! – na seção “Bem Estar”! (leia a matéria completa ao final desse artigo).
Na verdade, a matéria presta um desserviço à sociedade e às próprias academias, uma vez que, em tempos de informações rasas, onde as pessoas costumam ler apenas as manchetes, o estrago já foi feito, prejudicando muito a imagem das academias!
O corpo da reportagem ameniza o título, dizendo que isso aconteceria “sem o uso de máscaras”.
A comoção entre gestores de academias e profissionais de Educação Física foi imediata, mas… qualquer que seja a reação por parte das academias ou por instituições da área, o estrago já foi feito!
Temos aí um problema recorrente, mas qual seria a solução? Simples! COMUNICAÇÃO!
Anote aí como você vai fazer para nunca mais ser atingido negativamente por uma notícia dessas! E se todas as academias agirem assim, o mercado se fortalece cada vez mais:
Crie um calendário editorial
Planeje publicações constantes para as suas redes sociais: a cada dia um assunto diferente, passando por dicas de atividades físicas, dicas de nutrição, dicas de lazer, benefícios da atividade física… Qualquer conteúdo é válido para que sua academia tenha maior visibilidade nas redes sociais
Melhore a comunicação na sua academia
Cartazes informativos, rádio interna, colaboradores informados… O que é reproduzido on-line deve ser divulgado também no off-line e vice-versa.
Crie um blog no site da academia
A grande vantagem de se ter um blog bem escrito – principalmente com técnicas de SEO – é que ele será melhor indexado no Google e quando alguém pesquisar por algum assunto, talvez chegue no seu site e não naquele site com notícias tendenciosas.
Parceria com a imprensa
Certamente onde sua academia se localiza existe um veículo de comunicação – em qualquer formato – e você pode abastecê-lo com notícias referentes à atividade física. Todo veículo de comunicação precisa de pauta – leia-se CONTEÚDO – e se um especialista da área não estiver por trás desse conteúdo específico, a informação pode ser duvidosa. Além disso, na próxima vez que uma notícia essas for veiculada, talvez você seja consultado para dar sua opinião!
Comente as notícias que a mídia veicula
Faça comentários nas postagens, envie e-mail para o editor do veículo de comunicação, poste a notícia nas suas redes sociais e coloque sua opinião de especialista! Quem você acha que vai ter mais credibilidade: você ou quem publicou a notícia tendenciosa?
Todas as outras ações são proativas, apenas essa última é REATIVA.
Ser toda academia adotar esse plano de ação, o mercado fitness passa a ser um grande veículo de comunicação das notícias do setor e não será mais pego de surpresa por notícias como essa citada neste artigo!