Proprietários de academias on-line

Vivemos na era das redes sociais e é praticamente impossível imaginar alguém que não tenha um perfil em pelo menos uma rede social. É indiscutível a importância dessa nova forma de comunicação com diversas finalidades como melhorar e aprofundar a interação com seus clientes, criar relacionamentos duradouros e engajar seus funcionários a colaborarem com seu empreendimento.

Apesar disso, muitas academias ainda não estão conectadas nesse novo mundo. O elementar, quando se fala de internet, é ter um endereço de e-mail. Mas quando se entra em contato com muitas academias, ou a caixa de mensagens está cheia ou uma resposta automática diz que logo entrarão em contato – e nunca entram. Uma simples mensagem de e-mail pode fazer a diferença para seu cliente e ele pode ser utilizado em diversas situações (não esqueça de observar o Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing):

  • quando o cliente se matricula – já pensou seu cliente se matriculando em sua academia e na próxima vez em que acessar  sua caixa de e-mail encontrar uma mensagem de boas-vindas?
  • com 2 semanas de treinamento (ou a seu critério) – uma forma de incentivar o cliente a continuar no programa de treinamento.
  • quando o cliente começa a faltar – para evitar que ele abandone de vez a academia.
  • quando o cliente tranca sua matrícula – uma forma de mostrar que você se importa com o problema do cliente, qualquer que seja ele.
  • esporadicamente quando o cliente já não for mais seu – uma maneira de se manter conectado com ele e se fazer sempre ser lembrado.

Por que os proprietários de academias não estão on-line?

Agora pense em todas essas ações praticamente em tempo real. Pensou? Pois é, as redes sociais permitem fazer isso. Tomemos como exemplo o Facebook: nele você pode interagir em tempo real com seus amigos e seguidores e até conversar com eles. Mas não se esqueça que, especificamente nessa rede, uma pessoa tem um perfil e uma empresa tem uma página. Aí começa a confusão e os erros de quem quer ter uma presença on-line.

Uma pesquisa feita com presidentes e diretores de diversas empresas em todo o mundo constatou que 70% deles não têm presença on-line. Algumas razões para isso, especificamente com o fato de se possuir um blog pessoal (o que seria bastante interessante para a própria imagem da empresa), segundo uma outra pesquisa:

  • falta de tempo
  • medo de entrar em discussões polêmicas
  • percepção de que não é relevante
  • insegurança de até onde vai a conversa
  • risco de imagem
  • vazamento de informação

É difícil achar que as respostas seriam diferentes se perguntássemos o mesmo a proprietários de academias…

Marque presença on-line!

Uma coisa é certa: seus clientes estão on-line! E você, como dono de um negócio, não pode ficar de fora desse mundo! Para isso, deixamos aqui algumas sugestões de ação para que você e sua academia entrem de vez no maravilhoso mundo das redes sociais e possam gerar receita a partir desse novo momento:

  • crie um site para sua academia
  • crie uma conta de e-mail para sua empresa
  • crie um perfil pessoal para você, pelo menos, no Facebook (certamente a maior parte de seus clientes estão lá!)
  • crie uma fanpage para sua academia
  • crie um canal de vídeos no Youtube
  • crie um blog (pessoal e/ou da academia)
  • treine seus funcionários – principalmente recepcionistas – para atuarem nas redes sociais.

Conte-nos comentários como é sua presença on-line e aproveite para curtir a página da L.A. Fitness Solutions no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter.

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