Régua de relacionamento pode ser definida como um conjunto de ações, que vão desde os processos de marketing até a renovação do cliente.
Com essa ferramenta, consegue-se estabelecer um passo a passo do que deve ser feito para que se tenha os melhores resultados no processo de vendas, além de enriquecer a experiência do cliente na sua academia.
Ela tem a ver com o relacionamento que sua empresa vai estabelecer com cada cliente e que vai levar a uma renovação mais natural de cada um deles, sem a necessidade de cobranças inconvenientes e desordenadas.
Esse relacionamento deve começar desde o momento em que o lead é captado e continuar quando ele se torna visitante e depois um cliente ativo.
A régua de relacionamento tem muito a ver com o CRM, aquelas mensagens que seu sistema de gerenciamento sugere enviar com certa regularidade para os clientes ativos, quando eles estão ausentes, pouco antes da renovação etc.
Entretanto, essas ações parecem ser pontuais e não constroem um relacionamento sólido com os clientes, causando um efeito contrário de prejudicar essa relação!
Imagine o seguinte diálogo:
(ACADEMIA) Olá! Estou ligando para lembrar que seu plano vence na próxima semana, quando você pode vir aqui renová-lo?
(CLIENTE) Tem mais de 3 meses que eu deixei de ir para a academia por causa de uma grosseria de um professor!
Se a academia tivesse um planejamento em relação a mensagens a serem enviadas regularmente, esse problema teria sido detectado muito cedo e, talvez, ela ainda tivesse esse cliente!
Alguns pontos são fundamentais para se criar uma régua de relacionamento eficaz:
- Defina cada processo de venda da sua academia (captação, visitantes, clientes ativos separados por planos, inativos etc).
- Para cada processo desse, defina a regularidade das mensagens que serão enviadas.
- Defina o conteúdo das mensagens a serem enviadas (diversifique os assuntos, principalmente se os planos forem longos!)
- Programe seu softaware de gerenciamento com as mensagens. Se você não tem um, uma planilha de Excel bem montada ajuda a controlar as ações.
- Supervisione o envio das mensagens para detectar problemas e fazer os ajustes necessários.
Outro ponto importante para se levar em consideração é que as mensagens não podem ser “engessadas”. Isso significa que, a cada mensagem podem surgir interações e sua equipe tem que estar treinada para desenvolver essas conversas naturalmente e manter viva a comunicação. Isso contribui muito para a retenção do cliente!
Para você ter uma ideia de como funciona, na prática, essa régua de relacionamento, leia esse post com um exemplo real da régua de relacionamento de uma academia.