O perfil Salomão Hayala nas empresas

Em 2011, a Rede Globo lançou um remake da novela “O Astro”, cuja versão original é de 1977. A trama gira em torno de uma pessoa que tem poderes excepcionais e do assassinato de um importante empresário. Esse texto não é para discutir quem matou Salomão Hayala, mas para analisar seu comportamento e sua personalidade enquanto presidente de uma grande organização. Lembre-se que uma organização é composta de pessoas.

Mas o que isso tem a ver com sua empresa?

A personagem é um empresário muito bem-sucedido do ramo do varejo, cuja empresa é familiar – todos os irmãos possuem um cargo executivo. No âmbito pessoal, arrogância, prepotência e intransigência são apenas alguns dos adjetivos que permeiam sua personalidade.

Quando se está à frente de pessoas – e pessoas que compõem a sua empresa – deve-se observar os valores que estão envolvidos. No mundo de hoje, os valores de qualquer empresa devem estar alinhados aos valores das pessoas que a compõem, a começar pelo seu diretor ou presidente. Se assim for feito, outras pessoas com os mesmos valores estarão juntas – as que possuírem valores contrários, fatalmente não ficarão por muito tempo. Isso certamente, refletirá nos resultados de suas vendas. Infelizmente, muitos chefes ainda têm um comportamento nocivo às pessoas e à sua própria empresa. A era do faça-o-que-digo-não-faça-o-que-eu-faço já passou e quem lidera tem que dar o exemplo. E se o exemplo tem que ser bom, as pessoas devem, urgentemente, modificar comportamentos reprováveis dentro da sociedade em que vivemos.

Talvez quem tenha matado Salomão Hayala tenha sido ele mesmo através de seus comportamentos que geraram ódio nas pessoas ao seu redor.

Mesmo que você ainda mantenha esses comportamentos nocivos em sua empresa, você pode não ser assassinado, mas certamente seu negócio estará morrendo aos poucos pela ausência de valores positivos necessários para manter uma sociedade cada vez mais ética. Não deixe sua empresa morrer, mude comportamentos que possam ser nocivos e ajude a mudar, também, seus funcionários. O treinamento é a arma mais eficiente para se formar uma equipe de sucesso!

Como você lida com comportamentos nocivos em sua empresa?

2 respostas para “O perfil Salomão Hayala nas empresas”

  1. Li em um livro não lembro o título que dizia: ” Um bom administrador é o que leva seus administrados a lugares onde jamais poderiam chegar sozinhos”. O exemplo vem do chefe com certeza.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendas em Academias
Enviar