Régua de relacionamento pode ser definida como um conjunto de ações, que vão desde os processos de marketing até a renovação do cliente.
Montar uma régua de relacionamento com seus clientes, cobrindo várias etapas da jornada dele na sua academia, pode garantir resultados satisfatórios, inclusive elevando as taxas de renovação.
Abaixo segue um modelo REAL da régua de relacionamento de uma academia para clientes com um plano trimestral. É importante frisar isso, porque a estratégia de comunicação vai variar de acordo com a extensão de cada plano.
Percebam, ao longo da comunicação, que a academia tem algumas características próprias como enviar o laudo da avaliação pelo WhatsApp e orientação personalizada sobre o programa de treinamento.
O que você vai ler abaixo deve servir apenas como modelo para visualizar a estratégia de montagem de uma régua de relacionamento. Em momento algum os textos abaixo devem ser utilizados na sua academia! Não vão servir! Eles são específicos de uma determinada academia, lembrando que trata-se de um caso real.
[MENSAGEM 1] Enviar assim que o cliente acabar de fazer a matrícula
Olá, NOME! É bom ter você com a gente! Sua avaliação está agendada para o dia ___ às ____h. Não se esqueça de vir com roupa de ginástica para não prejudicar as medições que serão feitas!
O próximo passo depois da avaliação é montar o seu programa com um de nossos profissionais e, para isso, agendamos o dia ___ às ___h com o professor _________, que lhe dará todas as informações sobre seu programa.
Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato aqui mesmo
pelo WhatsApp.
[MENSAGEM 2] Enviar assim que o laudo da avaliação estiver pronto
Olá, NOME! Abaixo segue o laudo da sua avaliação! Guarde ela pois quando você fizer a sua reavaliação, você poderá comparar os resultados e observar sua evolução, ok?
[MENSAGEM 3] Enviar 7 dias após a matrícula
Olá, NOME!
Como estão os seus treinos? Está gostando da academia? Se estiver com alguma dúvida, dá uma passada na recepção pra falar comigo!
[MENSAGEM 4] Enviar 15 dias após a matrícula
Olá, NOME!
Tudo bem? Está se adaptando bem aos treinos? Daqui a uns 15 dias vamos agendar para trocar esse seu treino inicial, ok?
[MENSAGEM 5] Enviar 30 dias após a matrícula
Olá, NOME!
Tudo bem? Está na hora de trocar seu treino! Que horário fica melhor pra você? Tem preferência de professor?
[MENSAGEM 6] Enviar 60 dias após a matrícula
Olá, NOME!
Já são dois meses desde que você se juntou a nós! É importante a disciplina pra que você consiga atingir seus objetivos na academia!
Procure ajuda do professor sempre que tiver alguma dúvida, ok?
[MENSAGEM 6] Enviar 75 dias após a matrícula
Olá, NOME!
Faltam alguns dias para você fazer uma nova avaliação, comparar com sua avaliação inicial e checar sua evolução!
Dá uma passada na recepção pra fazer o agendamento!
Perceba que na jornada de 90 dias do cliente na academia, em nenhum momento ele foi cobrado da renovação do seu plano. Isso poderá ser feito quando o cliente for até a recepção para agendar sua reavaliação ou no próprio dia marcado para esse procedimento.
Cada mensagem dessas pode gerar interações e o objetivo da sua equipe deve ser manter essa comunicação ativa até a data da próxima mensagem!
Outro ponto importante é que as mensagens não podem ser “frias”: elas devem servir de modelo e sua escrita ser adaptada de acordo com o relacionamento de cada membro da equipe com o cliente.
Experimente planejar essa estratégia na sua academia! Comece com os planos menos extensos (até no plano mensal cabe utilizar essa estratégia!) e você vai perceber uma considerável mudança nos números da sua academia!