“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve!”
Essa clássica frase mostra exatamente porque você deve estabelecer metas na sua academia! As metas devem ser SMART para produzirem resultados satisfatórios e para delineá-las, principalmente se você nunca traçou metas na sua empresa, sugiro um modelo simples, de acordo com o modelo da imagem abaixo, que pode ser replicado para vários KPI’s.
O quadro apresenta 2 indicadores (total de alunos e matrículas novas) e 4 metas diferentes para cada um deles. A meta 1 é totalmente atingível! As outras são mais desafiadoras, como metas devem ser!
Com relação às matrículas, perceba que cada recepcionista tem uma meta diferente. Isso acontece porque através da análise de números pregressos da academia, uma recepcionista tem o histórico de fechar 70% das matrículas e a outra, apenas 30%.
Outro ponto a se destacar, é a divisão de metas em unidades de tempo menores: traça-se uma meta para um período (no caso apresentado, um mês), mas divide-se essas metas em períodos menores, até chegar na menor unidade de tempo (nesse caso, um dia). Dessa forma, pode-se manter um controle maior do que acontece no dia a dia e sua equipe não vai ficar atrapalhada no final do mês para bater as metas. Se você sabe que sua equipe precisa fazer cerca de 3 matrículas por dia e faltando 2 dias para o final do mês ainda faltam 10 matrículas para bater a meta, provavelmente ela NÃO será atingida.
Por fim, o comissionamento contempla bônus individuais e coletivos (assim como as metas): se a equipe alcança a meta coletiva de matrículas (2), cada uma recebe o valor referente ao bônus (2). Se apenas uma das recepcionistas alcançou sua meta (3), apenas essa vai receber o bônus (3). Dessa forma, o comissionamento fica mais justo e premia tanto o esforço individual, quanto o coletivo.