La Casa de Papel: lições para a gestão de crises

A pandemia do Coronavírus, algo que talvez ninguém pudesse imaginar que aconteceria fora de filmes de ficção, trata-se de uma crise jamais vista na história moderna da humanidade. E gestão de crises deve estar no portfólio de conhecimento do gestor de academias.

CRISE!  Essa é uma situação pela qual qualquer gestor de academia certamente já passou em algum momento das operações da sua empresa: crises financeiras momentâneas, crise com a equipe, crise com clientes…

A série La Casa de Papel (não vamos dar spoiler!) trata de um assalto à Casa da Moeda da Espanha, onde uma série de contratempos e problemas com as pessoas faz com que os líderes da quadrilha tenham que gerenciar todos esses problemas.

Então vamos pontuar algumas considerações que têm que ser levadas em conta para se gerenciar uma eventual crise:

Tranquilidade

Esse é o primeiro ponto durante uma crise: a tranquilidade necessária para se pensar em soluções! Deixar-se impregnar pela própria situação de crise ou notícias desesperadoras, como é o caso nessa pandemia do Coronavírus, não vai permitir que você visualize possíveis soluções para os problemas.

Planejamento

Se o seu planejamento foi bem feito no início das operações da sua empresa, passar por uma crise fica mais fácil! Pode-se observar claramente isso nesse momento de pandemia, uma vez que as empresas que têm o seu planejamento em dia estão conseguindo desenvolver ações para minimizar as perdas causadas por essa crise. “E se…” deve ser uma pergunta constante a se fazer quando se está planejando. Dentro do seu planejamento, é preciso prever ações para momentos de crises, que devem ser pensados antecipadamente e ter as soluções registradas em documento próprio. Confira o Plano de Gerenciamento de Crise da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Pessoas

As pessoas são o ponto chave de qualquer organização!  Sem elas, sua empresa não anda! Mesmo em situações de crise! Cuidar das pessoas deve ser o papel primordial de qualquer gestor. Lidar com o ser humano não é fácil:  sentimentos, vaidades, egoísmo e toda sorte de qualidades que muitas vezes derrubam qualquer planejamento! Além de cuidar, CONHECER cada vez mais sobre pessoas e DESENVOLVER pessoas vai ajudar a minimizar problemas durante uma crise.  Empresas sólidas valorizam o fator comportamental das pessoas – se sobrepondo à técnica – na hora das contratações.

Liderança

Todo gestor deveria ser um líder! Mas para liderar, é preciso se autodesenvolver! Quando você se desenvolve, fica mais fácil desenvolver outras pessoas. E isso vai fazer a diferença durante uma crise! Uma coisa importante: líderes não se autoproclamam ou são nomeados, eles são escolhidos ou até aclamados pelos liderados!

Comunicação

Informar-se para comunicar! A boa comunicação e a informação são fundamentais em momentos de crise (aliás, em qualquer momento!). E, paradoxalmente, a comunicação – ou a falta dela – é o maior problema das academias!

O que tudo isso tem a ver com vendas?

A série La Casa de Papel, que acaba de entrar na quarta temporada, pode trazer verdadeiros ensinamentos sobre planejamento e gestão de crises: cada passo minuciosamente planejado – E SE alguma coisa dava errado, a solução já estava delineada! E é na crise que as lideranças também se sobressaem e, mantendo-se a tranquilidade, é possível enxergar as soluções para os problemas.

E se vendas é relacionamento e solução de problemas, nesse momento de crise e de quarentena, onde praticamente todas as academias estão fechadas, é preciso que você mantenha o relacionamento com seus clientes.

Para passar por mais essa crise, você vai precisar de tranquilidade para rever seu planejamento, cuidar da sua equipe e dos seus clientes e, principalmente,  buscar informações para ajustar a comunicação com seu público. VOCÊ é o líder! Assuma as rédeas do seu negócio, descruze os braços e AJA!

 

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