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A importância do uso da Internet em empresas fitness

Indiscutivelmente estamos vivendo em um mundo globalizado. Globalizado em todos os sentidos: politicamente, economicamente e até mesmo suas informações pessoais estão mais próximas de todo o mundo. A velocidade da informação pode estar a um clique do mouse de seu computador e não podemos mais fechar os olhos para a necessidade da alfabetização digital.

É mister que as empresas fitness entrem de vez na era digital. Até mesmo porque o uso da informática pode e deve ser revertido em lucro para a sua empresa.

Não iremos falar aqui da informatização da sua empresa. Falaremos acerca da utilização da internet como ferramenta de geração de lucro.

Para começar, um site da sua empresa pode aumentar sua visibilidade no mercado. Há algum tempo, isso era simplesmente moda. Porém, manter um site apenas por “status” traz um custo a mais para a sua empresa. Por isso, o desafio é torná-lo atrativo e transformá-lo em uma ferramenta lucrativa. Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, defina os objetivos da sua empresa com relação ao site. Ele pode servir apenas para dar uma maior visibilidade ou, ainda, para realizar transações comerciais: impressão de boleto para pagamento, marcação de aulas, serviço de atendimento ao cliente, dentre outras possibilidades.

Após definir os objetivos, preocupe-se com a aparência do site. É esse fator que vai determinar se o usuário permanecerá mais ou menos tempo diante dele. Um site atraente prende o usuário imediatamente em frente à tela do computador. Um bom webdesigner pode ajudá-lo a escolher os elementos certos para isso, considerando cores, layout, dentre outros aspectos.

Com relação ao conteúdo, o máximo de informações possíveis sobre sua empresa permite que seu cliente ou cliente potencial conheça seu trabalho antes, durante e após a contratação de seus serviços.

Entretanto, o ponto crucial é: como transformar seu site em fonte de renda para sua empresa? Isso torna-se impossível sem um excelente plano de marketing. Esse planejamento tem que começar já pela escolha do domínio do seu site, que deve ser totalmente associado ao nome da empresa. Domínios que em nada lembram o nome ou o negócio da empresa tendem a não serem retidos na mente de seu consumidor.

Existem diversas maneiras de divulgar seu site: em primeiríssimo lugar, todos os seus colaboradores devem saber o endereço do site. Divulgue-o abertamente em sua empresa, mostrando os atrativos e os serviços que ele oferece. Outra forma de divulgação é a própria web. O meio mais comum seria o cadastro de seu site em mecanismos de busca, porém, isso onera ainda mais o seu orçamento. Uma saída para isso é associar-se a outros sites – colocando um link para seu site e vice-versa – que já tenham maior visibilidade e sejam afins ao seu negócio.

Isso faz com que seu site apareça mais facilmente nos primeiros resultados dos sites de busca. Além disso, agrega valor à sua marca a custo zero.

Agora que o site está no ar e você adotou algumas estratégias para que ele esteja melhor colocado nos mecanismos de busca, está na hora de planejar suas ações de marketing direcionadas ao seu púbico alvo, de modo criar um share of mind em seus consumidores. Algumas sugestões de ações:

  • Crie um e-mail de boas-vindas para todos aqueles que se matriculam em seu estabelecimento.
  • Mantenha o cadastro de e-mails sempre atualizado.
  • Crie um motivo para remeter e-mails periódicos (boletim, programação mensal, enquetes, …)
  • Não trate os clientes inativos da mesma forma que os ativos. Aqueles precisam de ações mais específicas, mas nunca negligencie este grupo que pode, a qualquer momento voltar ao status de ativo.
  • Tente segmentar ao máximo o envio de e-mails.

Depois disso, comece a procurar formar parcerias comerciais. Uma maneira que vem se popularizando é o link patrocinado. Funciona mais ou menos assim: você pode ganhar simplesmente a cada clique no link de uma determinada empresa que esteja no seu site ou a cada venda fechada através dele.

O sistema de comunicação com clientes via Internet é um dos meios menos onerosos de se realizar o pós-venda e trabalhar a retenção dos seus clientes (quando eles estão fora da empresa). Apesar de trabalhoso no início, depois de se criar uma sistematização de ações, o trabalho se torna mais fácil e mais rápido.

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