Ajustando seu mindset para vender mais

Cada pessoa tem um jeito próprio de enxergar o mundo e essa visão é influenciada pela cultura e pelas experiências de cada um, que gera comportamentos e atitudes também peculiares a cada indivíduo. Tudo isso forma o que se chama de mindset, que nada mais é do que o modelo mental que cada um desenvolve a partir dessa visão de mundo.

Assim, o mindset é responsável pela maneira como cada um de nós enxerga, compreende e julga tudo o que acontece em nossas vidas, motivando nossas decisões e atitudes. É a percepção individual da realidade em que cada um nós está inserido e que norteia toda nossa vida.

O mindset pode ser dividido basicamente em dois modelos: mindset fixo e mindset de crescimento.

MINDSET FIXO

No modelo mental fixo, a pessoa acredita que sua visão de mundo é imutável, ou seja, as coisas só funcionam a partir da sua perspectiva pessoal. Uma característica de pessoas com esse mindset é a vaidade, a hostilidade (com pessoas que pensam diferente) e a exaltação de seus “talentos”.

Uma pessoa com mindset fixo acha que não tem mais nada a aprender e seus fracassos são sempre culpa de outros fatores, mas nunca dela mesma! Aliás, aprender é sinônimo de fracasso, porque ela vai precisar admitir que não é tão boa quanto pensava.

MINDSET DE CRESCIMENTO

No modelo mental de crescimento, a pessoa acredita que cada desafio, cada dificuldade é uma oportunidade de superação e aprendizado. Desafios movem essas pessoas! Assim, e por causa dessa busca por novos desafios, o cérebro faz novas conexões e a pessoa cresce cognitivamente, aperfeiçoando sua atenção, a memória e a capacidade de julgamento.

Mudando o seu mindset

O mindset pode, sim, ser alterado! Isso significa que cada um pode desenvolver uma nova visão da realidade e começar a vivê-la! Crenças limitantes podem prejudicar essa mudança, por isso o autoconhecimento é fundamental nesse processo!

Ter um mindset de crescimento significa “pensar fora da caixa” o tempo todo e isso exige investimento (não necessariamente financeiro) em inovação e motivação. É esse modelo mental que vai, única e exclusivamente, fazer com que cada um alcance resultados diferentes dos já alcançados, levando a uma performance ainda melhor!

Para manter seu mindset sempre em constante mudança, sem ficar preso a padrões de comportamentos e de ações engessadas que não produzem resultados novos, siga essas dicas:

  • Trabalhe o autoconhecimento

Quando se fala em autoconhecimento, fala-se da conscientização de si mesmo, entendendo suas forças e suas fraquezas e o que leva cada um a agir da maneira como age. Esse é o primeiro passo para a mudança!

  • Planeje

O planejamento – pessoal e profissional – faz com que se mantenha o foco nos objetivos e se corrija o rumo a tempo de se evitar resultados negativos.

  • Busque o conhecimento

A busca incessante do conhecimento – leia-se estudar – tem o poder de agir sobre o inconsciente, ajudando a modificar pensamentos, comportamentos e atitudes que podem ser prejudiciais ao crescimento e desenvolvimento individual e profissional.

  • Foque no positivo

Sabe aquela história do copo meio cheio ou meio vazio? Geralmente, quando algo de ruim nos acontece, costumamos focar apenas nos aspectos negativos da situação e não observamos o que essa experiência pode ter trazido de positivo. Desafios e adversidades têm o poder de nos transformar e fortalecer emoções e sentimentos, desde que se foque nas experiências positivas de cada situação.

Parece pouco provável que manter um mindset fixo melhore sua performance na vida e nos negócios… Se você pensa assim e consegue perceber que esse é o modelo mental predominante em você, trabalhe para mudá-lo! Em muito pouco tempo você vai perceber diferenças significativas na vida e nos negócios!

Ah! Cada membro da sua equipe também precisa mudar o mindset! Lembre-se que são eles que trazem resultados para as vendas da sua academia!