A cada novo ano, diversos gestores se perguntam “como reajustar o preço da minha academia?” e fazem esse reajuste, muitas vezes sem critério. Primeiramente, essa pode não ser a melhor estratégia – reajustar no início do ano, quando todos têm IPTU, IPVA, material escolar e tantas outras contas extras para pagar!
Sempre que você pensar em reajustar preço, pense em reajustar o VALOR dos seus serviços! Diz-se que preço é o que se paga e valor é o que se recebe. O que você está entregando para o seu cliente?
Mas pensemos no reajuste de preços! A estratégia apresentada abaixo vai permitir que você reajuste os preços de seus serviços, o cliente continue pagando o mesmo preço que ele paga e você ainda vai ter uma adesão a planos mais longos.
Vamos lá!
Suponha que você tenha na sua academia a seguinte tabela de preços:
- Plano mensal: R$ 120,00
- Plano trimestral: R$ 110,00
- Plano semestral: R$ 100,00
- Plano Anual: R$ 90,00
Nessa estratégia de reajuste, você estipula um novo valor para o plano mensal e o valor deste passa a ser o valor do plano imediatamente mais longo e assim por diante.
Então, nesse caso, o valor antigo do plano mensal passa a ser o novo valor do plano trimestral, o valor antigo do plano trimestral passa a ser o novo valor do plano semestral e o valor antigo do plano semestral passa a ser o novo valor do plano anual.
Para que essa estratégia seja eficaz, é preciso fazer uma boa comunicação do reajuste. Campanhas do tipo “Fuja do reajuste” costumam ser efetivas nesse caso! É importante que o cliente perceba que, migrando de plano, vai continuar pagando o mesmo valor que está pagando atualmente. Dessa forma, o cliente antigo tem a chance de fugir do reajuste e você tem a fidelização no plano mais extenso!
Outra coisa interessante nessa estratégia: não tem como o cliente reclamar do reajuste, porque você está dando a ele a opção de manter os mesmos valores que ele paga por mais um ano, pelo menos, se ele migrar de plano!
Mas não se esqueça: sua comunicação tem que apresentar essa proposta de valor: “migre de plano e continue pagando os mesmos valores”!
Tente implementar essa estratégia e veja como os resultados serão satisfatórios para você!
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