Conta a fábula que três porquinhos (Cícero, Heitor e Prático) foram construir suas casas na floresta e depois foram perseguidos pelo Lobo Mau. Mas o que isso tem a ver com as vendas da sua academia? O planejamento na gestão de crises é fundamental para minimizar os efeitos nocivos de qualquer cenário adverso.
Imagine que os três porquinhos sejam três gestores de empresas fitness que precisam planejar suas vendas e o Lobo Mau são as crises e os problemas do dia a dia da empresa.
O primeiro porquinho, que só pensava em brincar, construiu sua casa de palha rapidamente e partiu para a floresta para… brincar! Ele representa aquele gestor que abriu uma academia, não sentou para planejar minuciosamente o que fazer e foi “brincar”: está sempre treinando, dando aula ou fazendo qualquer outra coisa que não seja gerir o seu negócio.
O segundo porquinho, ansioso por juntar-se ao seu irmão, pegou alguns pedaços de madeira, rapidamente também construiu sua casa e foi brincar na floresta. Esse é aquele gestor que tem um mínimo de planejamento, mas não conseguiu vislumbrar todos os cenários possíveis em tempos de “paz ou de guerra”.
O terceiro porquinho lembrou dos conselhos de sua mãe em relação aos perigos da floresta (o Lobo Mau!) – representado como todo o conhecimento que o gestor deve ter para tocar seu negócio – e construiu sua casa de tijolos para ter mais segurança. Claro que ele levou mais tempo para construir sua casa! Ele representa aquele gestor que pensou em abrir seu negócio, levou semanas e até meses planejando, mas conseguiu traçar os mais diversos cenários que poderiam aparecer nos anos seguintes. Isso deu a esse gestor a segurança necessária em saber que estaria mais protegido dos problemas e das crises que pudessem aparecer.
Solução para momentos de crise
E, não mais que de repente, o Lobo Mau aparece! Problemas com funcionários, intempéries, crises nacionais e internacionais… Assim como o Lobo Mau da floresta, que devastou a casa dos dois primeiros porquinhos, muitos gestores que não tiveram uma base sólida no planejamento de suas empresas também serão devastados – parcialmente ou totalmente – durante os mais diversos cenários de crise.
Lembra o que aconteceu com o terceiro porquinho na fábula? O Lobo Mau não conseguiu derrubar sua casa e tentou entrar pela chaminé! O gestor bem preparado, que detalhou seu planejamento e previu cenários hipotéticos – mas que podem se concretizar – tem uma solução para cada uma dessas ameaças! De onde quer que venha a crise ou o tamanho dela, ele vai ter um antídoto para, pelo menos, minimizar seus efeitos.
Talvez não à toa, o terceiro porquinho se chame “Prático”, que denota toda sua habilidade e experiência no dia a dia. Assim deve ser com você, gestor, se quiser manter suas vendas sempre em alta – elas devem ser o “core business” do seu negócio: planejamento, planejamento, planejamento!
A gestão de crises passa, obrigatoriamente, por um planejamento prévio e minucioso. Dessa forma, qualquer que seja o cenário a se apresentar diante do seu negócio, você terá a tranquilidade para aplicar as soluções e minimizar os efeitos de qualquer crise!