Se você ainda acredita que vender é só uma parte da rotina da sua academia, é hora de mudar de visão: vender deveria ser o core business do seu negócio! Afinal, sem venda, não existe renovação, expansão ou sustentabilidade.
Mas… como gerar mais receita sem depender exclusivamente de novos alunos?
Aqui vão 4 maneiras simples e eficazes de aumentar o faturamento, sem precisar reinventar a roda.
1. Vender para novos clientes
Essa é a forma mais óbvia – e onde muitos gestores param. Mas vender para novos clientes exige mais do que sorte ou boca a boca.
- Tenha uma estratégia de tráfego pago ativa o ano inteiro.
- Cadastre todos os leads e visitantes.
- Estruture um funil de vendas on-line com respostas automáticas, agendamento de visitas e follow-ups personalizados.
- Treine sua equipe para converter cada lead em visitante e cada visitante em cliente.
Dica: automatizar esse processo aumenta o volume sem perder a personalização.
2. Vender mais caro para os mesmos clientes
Seu cliente atual pode estar pronto para subir de nível. Você só precisa mostrar o caminho com estratégia.
Como fazer isso?
- Na renovação, ofereça o plano imediatamente superior.
- No reajuste anual, crie campanhas do tipo “Fuja do reajuste”:
“Migre agora para o plano anual e mantenha o valor atual por mais 12 meses.”
Essa abordagem é simples, poderosa e praticamente sem custo. E o melhor: aumenta o ticket médio por aluno.
3. Vender outros serviços para os mesmos clientes
Você já conquistou a confiança do cliente. Agora é hora de expandir o carrinho!
Exemplos de serviços extras:
- Avaliação ou acompanhamento nutricional.
- Personal trainer on-line.
- Sessões de estética (massagem, manicure, etc).
- Produtos (roupas fitness, suplementos).
- Parcerias com estabelecimentos locais com comissão para sua academia.
Cada serviço extra representa mais receita recorrente com o mesmo cliente.
4. Vender para ex-clientes
Clientes inativos são um ativo esquecido por muitas academias. Mas com uma boa estratégia, eles voltam!
Utilize a estratégia máster para inativos:
- Limpe a base de dados.
- Crie uma oferta irresistível.
- Faça um aquecimento com conteúdo, depoimentos e novidades.
- Abra o carrinho com prazo e vagas limitadas.
- Utilize upsell ou downsell conforme o perfil.
O segredo está na sequência da ação. Não é só mandar uma mensagem e esperar resposta!
Conclusão
Gerar mais receita na academia não é sobre “fazer mais do mesmo”, mas sim, estruturar formas diferentes de vender todos os dias.
Aumentar o faturamento pode (e deve) acontecer em quatro frentes:
- Novos clientes.
- Clientes que pagam mais.
- Clientes que compram mais.
- Clientes que voltam.
Confira mais detalhes sobre esse assunto no vídeo abaixo:
Portal Vendas em Academias
Essas e outras estratégias de venda podem ser conferidas no Portal Vendas em Academias, o maior e mais completo conteúdo de vendas em academias do Brasil!
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