A estratégia de atuação de qualquer empresa deve ser traçada logo no início das operações e deve estar incluída no plano de negócios. Poucas são as academias que começam a existir somente após a confecção desse plano e isso leva, muitas vezes, ao cometimento de erros durante todos os processos que deveriam existir.
As vendas são o coração de qualquer empresa e é necessário um planejamento estratégico para delinear ações eficientes e eficazes que levem a um aumento de receitas na academia.
Mas quem é o responsável por traçar essa estratégia de vendas?
Claro que quem deve traçar a estratégia do negócio é o próprio dono do empreendimento, auxiliado ou não por algum especialista, mas o fato é que qualquer estratégia deve ser revisada e ajustada constantemente. Essa revisão e ajustes devem ser feitos após análise e observação dos processos de atendimento e vendas, os principais dentro da operacionalização dos serviços de uma academia. Além disso, a revisão desses processos deve ser feita em conjunto com quem os operacionaliza – recepcionistas, vendedores e professores. Se assim não for, corre-se o risco de cada funcionário agir por conta própria, prejudicando a eficácia do atendimento e da venda, além de gerar uma percepção negativa no cliente.
Que estratégias de vendas devo traçar para a minha academia?
Veja abaixo um vídeo de uma palestra realizada durante a 16ª IHRSA – Fitness Brasil 2015, cujos temas estão inseridos nesse contexto de estratégia de vendas:
Esses são apenas alguns dos pontos que você precisa atentar na construção da sua estratégia de vendas! Mas, se continuar realizando ações pontuais, vai continuar tendo resultados pontuais! Pare, ajuste o rumo da empresa e siga em frente!