O que os clientes mais odeiam nas academias

Talvez você saiba o que mais incomoda os clientes da sua academia. Será?

cliente-insatisfeito

Uma pesquisa realizada através da análise de softwares avaliou mais de 400.000 dados de clientes de academias e relacionou os sete pontos que eles mais odeiam:

Vestiários sujos

Uma limpeza regular certamente vai deixar os clientes mais felizes. Eles se sentem incomodados com vestiários desarrumados, sujos e desagradáveis do ponto de vista deles.

Recepcionistas que os ignoram

Um dos achados mais importantes da pesquisa foi que os clientes sempre ficam frustrados quando se trata de assuntos da recepção. Enquanto se dá muito valor a instalações e equipamentos, os clientes também querem se sentir à vontade em sua academia. Suas recepcionistas deveriam ser treinadas dentro das melhores práticas de atendimento.

Professores desatenciosos

Muitos professores dão mais atenção aos seus alunos de personal training do que aos alunos da academia. A atenção que o professor dá aos clientes vai criar experiências memoráveis para eles!

Dificuldades em levar convidados

Muitos clientes são indicações de outros clientes. Ainda assim, muitas academias criam dificuldades (ou não criam facilidades) para a entrada desses convidados. Esses clientes talvez queiram apenas mostrar a academia onde se exercitam e poder levar amigos e parentes para treinarem juntos.

Equipamentos quebrados

Os clientes entendem que equipamentos quebram e ocasionalmente precisam ser trocados. O que deixa eles frustrados é aquele aviso “Equipamento em manutenção” pendurado por semanas. Seja transparente com seus clientes, um tempo estimado para o conserto é melhor do que esse aviso.

Wi-Fi inadequado

Algumas pessoas acreditam que as academias deveriam ser templos para se exercitar. Porém, a realidade hoje é que muitos clientes estão conectados antes, durante e depois do treino. Mesmo que o wi-fi não seja uma prioridade para muitos clientes, é uma grande vantagem para as academias que o disponibilizam.

Academia lotada

Ninguém gosta de ficar esperando para se exercitar em aparelhos com “fila de espera”. Talvez isso seja um problema difícil de resolver, uma vez que a academia pode não ter espaço suficiente para expansão e você não vai proibir os clientes de se matricularem. A solução para resolver esse problema é focar nos outros seis e em qualquer outro problema que o cliente possa experimentar. Se você tem um espaço bem tratado e uma equipe bem treinada, seus clientes terão orgulho de fazer parte de sua academia, em vez de se preocuparem com a lotação.

 

Tradução adaptada de Netpulse.

  1. Se você é dono de academia: quais são as principais reclamações de seus clientes?
  2. Se você frequenta academia: quais são suas maiores reclamações sobre a academia?
5 respostas
  1. Vagner Zanesco
    Vagner Zanesco says:

    Uma das reclamações mais frequentes que vejo na academia, embora ela seja pequena e bem arejada é a questão do calor, minha sala de musculação possui 200 MTS quadrado e 8 ventiladores, já fiz um estudo sobre colocar ar condicionado mas fica inviavek, o custo de energia mais que dobraria …

    Responder
  2. Leonardo Allevato
    Leonardo Allevato says:

    Vagner,

    Para se colocar um sistema de ar condicionado em uma academia, é preciso um estudo minucioso sobre o impacto disso na conta de energia.
    O que geralmente acontece é que as academias instalam o sistema e depois o deixam desligado ou selecionam horários para ligarem.
    Isso é péssimo para a percepção do cliente!

    Responder
  3. Pamela
    Pamela says:

    Além de que tem academias, que tem músicas inadequadas e que não se encaixa com o perfil de alunos, não da vontade de ficar, uma hora no local.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *